... 2013 é só o começo.
31 de dez. de 2013
2013 acabou...
22 de dez. de 2013
21 de dez. de 2013
Os fins justificam os recomeços
Balanço do ano no fim do ano, pode fazer?
Ano de aventuras. E a maior aventura, a maior delas, foi a de ficar parado, quieto, refletindo. Principalmente sobre o próximo momento de se aventurar.
Ano de dar ouvidos. E intuir sobre a hora certa de ouvir. E de ouvir as pessoas certas.
Ano de trabalho. E de concluir a respeito do quanto o trabalho pode ser um falso substituto das inquietações que não se resolvem, ou se atenuam, com o ato de trabalhar.
Ano de falar. E de falar compulsivamente, e pagar o preço por isso. E de ficar em silêncio, e de pagar um preço ainda mais alto.
Ano de sorrir. E de cuidar de cada gênero de sorriso. Sorriso feliz, sorriso dissimulado, sorriso de canto de boca.
Ano de conclusões. Conclusões definitivas, que podem ser jogadas para o alto e desmontadas, de acordo com o quebra-cabeça mental de cada cabeça e cada sentença.
Ano de recomeços. A começar pelo recomeço do ano, que joga para debaixo do tapete o que houve de ruim do ano anterior. Algumas ruindades, temores e indecisões permanecerão à espera de nossa pá, da nossa vassoura, da nossa atitude de limpeza de alma.
Ano que traz outro. E que trouxe este balanço. E que nos dará o poder para fazer ainda mais.
Ano de aventuras. E a maior aventura, a maior delas, foi a de ficar parado, quieto, refletindo. Principalmente sobre o próximo momento de se aventurar.
Ano de dar ouvidos. E intuir sobre a hora certa de ouvir. E de ouvir as pessoas certas.
Ano de trabalho. E de concluir a respeito do quanto o trabalho pode ser um falso substituto das inquietações que não se resolvem, ou se atenuam, com o ato de trabalhar.
Ano de falar. E de falar compulsivamente, e pagar o preço por isso. E de ficar em silêncio, e de pagar um preço ainda mais alto.
Ano de sorrir. E de cuidar de cada gênero de sorriso. Sorriso feliz, sorriso dissimulado, sorriso de canto de boca.
Ano de conclusões. Conclusões definitivas, que podem ser jogadas para o alto e desmontadas, de acordo com o quebra-cabeça mental de cada cabeça e cada sentença.
Ano de recomeços. A começar pelo recomeço do ano, que joga para debaixo do tapete o que houve de ruim do ano anterior. Algumas ruindades, temores e indecisões permanecerão à espera de nossa pá, da nossa vassoura, da nossa atitude de limpeza de alma.
Ano que traz outro. E que trouxe este balanço. E que nos dará o poder para fazer ainda mais.
20 de dez. de 2013
Sombra e Luz
Mais um CD de Julia Simões saindo do forno (Sombra e Luz, parceria com Marcos Cavalcante)... mais um CD de Julia com design gráfico meu. As fotos de capa e contracapa são da Isa Silvano.
13 de dez. de 2013
Menos é mais
Esses retratos de Tania Alves, Luis Miguel e Martinho da Vila ficaram de fora da capa definitiva do CD "Tudo em Mim - Julia Simões canta Toninho Brandão". Eram os cantores e compositores apreciados por Toninho.
O símbolo central da capa do disco - a caixa de fósforos, "instrumento" do compositor do CD de Julia - também teve algumas versões anteriores à definitiva.
O ilustrador do CD sempre quer mostrar sua ilustração em quantidades generosas. Aí vem o designer do CD e dá aquele toque: "Menos, menos... menos é mais".
Por sorte, nesse disco, ilustrador e designer são a mesma pessoa.
O símbolo central da capa do disco - a caixa de fósforos, "instrumento" do compositor do CD de Julia - também teve algumas versões anteriores à definitiva.
O ilustrador do CD sempre quer mostrar sua ilustração em quantidades generosas. Aí vem o designer do CD e dá aquele toque: "Menos, menos... menos é mais".
Por sorte, nesse disco, ilustrador e designer são a mesma pessoa.
29 de nov. de 2013
Tudo em mim
Esse é o novo CD de Julia Simões, Tudo em Mim.
O disco reúne o cancioneiro de Toninho Brandão, versátil compositor de bossas, sambas e boleros.
Tive a honra de ser escolhido pela Julia a criar o design e as ilustrações do CD.
De onde estiver, Toninho certamente está sorrindo com a homenagem da amiga querida.
O disco reúne o cancioneiro de Toninho Brandão, versátil compositor de bossas, sambas e boleros.
Tive a honra de ser escolhido pela Julia a criar o design e as ilustrações do CD.
De onde estiver, Toninho certamente está sorrindo com a homenagem da amiga querida.
9 de nov. de 2013
100 anos de um time caipira
O glorioso XV de Piracicaba comemora seu centenário este mês. E o Sesc da cidade abre a exposição multimídia “100 Anos – Paixão e Memória” , no dia 19, dedicada ao time.
Além de fotos, memórias, vídeos, histórias e atividades do XV, teremos trabalhos em homenagem ao seu caipira-símbolo, o Nhô Quim, criação imortal de Edson Rontani.
Além deste que vos digita, outros colegas cartunistas homenageamos o Nhô Quim na exposição: Marcelo Maiolo, Edu Grosso, Eduardo Baptistão, Lucas Leibholz, Gustavo Duarte e Erasmo Spadotto. Ao lado, minha versão do mascote do XV.
Quem puder, confira a exposição no Sesc Piracicaba a partir do dia 19.
Além de fotos, memórias, vídeos, histórias e atividades do XV, teremos trabalhos em homenagem ao seu caipira-símbolo, o Nhô Quim, criação imortal de Edson Rontani.
Além deste que vos digita, outros colegas cartunistas homenageamos o Nhô Quim na exposição: Marcelo Maiolo, Edu Grosso, Eduardo Baptistão, Lucas Leibholz, Gustavo Duarte e Erasmo Spadotto. Ao lado, minha versão do mascote do XV.
Quem puder, confira a exposição no Sesc Piracicaba a partir do dia 19.
22 de out. de 2013
Os signos dos signos
Já escrevi horóscopos bem-humorados em jornais editados por mim. Mas nunca tinha ilustrado os signos. Olha eles aí.
12 de out. de 2013
Mais tiras para engasgar com o café da manhã
28 de set. de 2013
Casa nova
Neste 28 de setembro de 2013, houve a inauguração oficial das novas instalações do Senac Piracicaba. A pedido do Senac, criei uma ilustração do novo prédio para o press kit da inauguração. É o desenho em relevo na caixa.
8 de set. de 2013
Tiras para engasgar com o café da manhã
29 de jul. de 2013
Retrato de Monet
24 de jul. de 2013
22 de jul. de 2013
11 de jul. de 2013
Um pamonha no Salão
No catálogo do Salão de 2011, está registrada minha participação com a mostra paralela "20 Anos de um Pamonha de Piracicaba".
17 de jun. de 2013
Amor no coração
Você sai de casa com a calça sempre arrastando no chão. Porque compra sempre a calça com as pernas mais longas que seu corpo. Manda fazer a barra, encurta a calça. E sempre fica sobrando.
Você resolve cortar o cabelo num lugar diferente, porque está com pressa, não pode ir no lugar de sempre. Aparar o que lhe resta de cabelo, na verdade. Relevando esse mísero detalhe, você pede ao cabeleireiro que lhe raspe a cabeça, máquina 2, por favor. E ele executa o serviço quase lhe executando. Parece que vai cortar sua cabeça, não apenas seus quase inexistentes cabelos.
Você entra num ônibus, com calças arrastando e cabeça em chamas. E assiste a uma cena digna de filme. Um casal, de olhos fechados e rostos colados, beija-se apaixonada e entusiasticamente. E você olha admirado, em vez de virar o rosto, como sempre faz.
Pode ser que a cena desapareça da sua memória, substituída por apelos mais urgentes do cotidiano. Pode ser que isso não o faça acreditar no amor.
Mas a cena e o casal servem para lhe acender a esperança. Ao menos a esperança que no dia seguinte, você possa comprar uma calça com uma medida decente. E que você encontre um cabeleireiro que conserve sua cabeça acima do pescoço.
Você resolve cortar o cabelo num lugar diferente, porque está com pressa, não pode ir no lugar de sempre. Aparar o que lhe resta de cabelo, na verdade. Relevando esse mísero detalhe, você pede ao cabeleireiro que lhe raspe a cabeça, máquina 2, por favor. E ele executa o serviço quase lhe executando. Parece que vai cortar sua cabeça, não apenas seus quase inexistentes cabelos.
Você entra num ônibus, com calças arrastando e cabeça em chamas. E assiste a uma cena digna de filme. Um casal, de olhos fechados e rostos colados, beija-se apaixonada e entusiasticamente. E você olha admirado, em vez de virar o rosto, como sempre faz.
Pode ser que a cena desapareça da sua memória, substituída por apelos mais urgentes do cotidiano. Pode ser que isso não o faça acreditar no amor.
Mas a cena e o casal servem para lhe acender a esperança. Ao menos a esperança que no dia seguinte, você possa comprar uma calça com uma medida decente. E que você encontre um cabeleireiro que conserve sua cabeça acima do pescoço.
14 de jun. de 2013
... e tenho Dito
Após 8 anos de hibernação, DITO, O BENDITO volta com tiras inéditas no site da editora Marca de Fantasia.
http:// www.marcadefantasia.com/
Dito está junto às tiras de Henrique Magalhães (Maria) e Edgard Guimarães (Cotidiano alterado).
Quando menos o leitor esperar, haverá uma tira nova no site.
O livro do DITO pode ser adquirido por um preço camarada (instruções para compra na barra lateral esquerda).
http://
Dito está junto às tiras de Henrique Magalhães (Maria) e Edgard Guimarães (Cotidiano alterado).
Quando menos o leitor esperar, haverá uma tira nova no site.
O livro do DITO pode ser adquirido por um preço camarada (instruções para compra na barra lateral esquerda).
10 de jun. de 2013
Bodas e Desbodas
Fiz uma "participação especial" na crônica mensal de minha amiga Carla Ceres no Diário do Engenho. O desenho acima ilustra o texto Bodas e Desbodas. A Carla tem um senso de humor impagável. Vale a pena a leitura!
8 de jun. de 2013
Mais gatos
Outro dia, postei aqui um desenho de gato. Essa semana, ganhei um felino lindo, criado e emoldurado por uma amiga querida e talentosa. Hoje, voltei a desenhar um bichano, ato de gratidão a ela.
31 de mai. de 2013
Bendito livro
Dito, o bendito é meu novo livro. Antes das caricaturas serem o carro-chefe do meu humor gráfico, vieram as tiras do Dito.
As tiras saíram em jornais, ganharam exposição própria, fizeram parte do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2004, integraram coletâneas de quadrinhos.
Oito anos após a tira final, o editor, desenhista, pesquisador e professor universitário Henrique Magalhães quis publicar nova edição do livro de 1995 do Dito. Optamos - autor e editor - por pinçar 100 das 759 tiras publicadas no Jornal de Piracicaba entre 1993 e 2005. A seleção do material coube a Fábio San Juan.
Dito, o Bendito pode ser adquirido no site da Marca de Fantasia. Em breve, o livro também terá lançamentos em noites de autógrafos, uma delas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em agosto.
As tiras saíram em jornais, ganharam exposição própria, fizeram parte do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 2004, integraram coletâneas de quadrinhos.
Oito anos após a tira final, o editor, desenhista, pesquisador e professor universitário Henrique Magalhães quis publicar nova edição do livro de 1995 do Dito. Optamos - autor e editor - por pinçar 100 das 759 tiras publicadas no Jornal de Piracicaba entre 1993 e 2005. A seleção do material coube a Fábio San Juan.
Dito, o Bendito pode ser adquirido no site da Marca de Fantasia. Em breve, o livro também terá lançamentos em noites de autógrafos, uma delas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em agosto.
Assinar:
Postagens (Atom)




















