31 de jan. de 2011

Desenhos para todos, de novo

Algumas ilustrações para o Jornal de Piracicaba.

A primeira acompanhou artigo a respeito de diversões infantis de ontem e hoje. A seguinte acompanhou texto elogiando Guimarães Rosa. A última ilustrou conselhos sobre pausa para férias.





26 de jan. de 2011

Desenhos para todos

As ilustrações abaixo saíram no Jornal de Piracicaba durante o mês de janeiro.

As seções são diversas (opinião, infantil, crônica), as técnicas variadas, mas a abordagem é sempre a do velho e bom humor.

Pra quem gosta mais de charges, elas voltam ao blog amanhã. No dia a dia, continuam no Charge On Line, junto aos trabalhos de dezenas de colegas.



21 de jan. de 2011

Chuva de charges

E lá se vão mais duas charges para o Jornal de Piracicaba.



19 de jan. de 2011

Charges ensopadas

E continuam as charges para o Jornal de Piracicaba, dia sim dia não, aqui no blog.

Se quiser ver os desenhos todos os dias, acesse o site Charge On Line, que também traz charges de dezenas de cartunistas brasileiros.



18 de jan. de 2011

Debutando no Charge Online

A partir de hoje, as charges que você vê aqui também estarão no site Charge Online.

Ccoordenado pelo cartunista Mariano, o site traz dezenas de chargistas do Brasil inteiro, em desenhos atualizados diariamente.

Veja as charges aqui.

17 de jan. de 2011

Mais charges pro Jornal de Piracicaba


Vinte anos e mais caricaturas ao vivo

Muito obrigado a quem me cumprimentou pelos vinte anos de carreira como cartunista.

Um jeito de comemorar é anunciando um novo trabalho.

No Sesc Piracicaba, até o final de fevereiro, há uma série de caricaturas de esportistas em tamanho natural (Magic Paula, Maguila, etc), feitas por mim a convite da instituição.

As caricaturas integram o Sesc Verão 2011: Um encontro com desafios, herois e lendas.

Atividades esportivas para todas as idades, além de palestras com atletas conhecidos do respeitável público, também estão programadas. Todas de graça.

Quem quiser participar do Sesc Verão 2011 e olhar as caricaturas, é só ir à rua Ipiranga, 155, em Piracicaba. Outras informações aqui.

13 de jan. de 2011

Charges molhadas

As chuvas continuam, no céu e na pauta do dia.
Mais duas charges pro Jornal de Piracicaba.




O "rio" ao qual me refiro na charge não é o Rio de Janeiro, apesar das manchetes da imprensa nacional. Trata-se do rio Piracicaba, que também transbordou.

12 de jan. de 2011

Vinte anos. De carreira!

Há vinte anos, eu entrava na redação do Jornal de Piracicaba. Era o meu primeiro dia de trabalho como ilustrador do suplemento infantil.

Na ocasião, usava camisas estampadas com motivos havaianos e óculos redondos de aro roxo. De quebra, tinha quinze anos de idade, cabelos em desalinho e uma timidez incorrigível.

Vinte anos depois, cá estou no mesmo jornal, cobrindo férias do chargista oficial da empresa. Se antes eu era o mais novo entre colegas acima dos trinta, hoje talvez seja um dos mais velhos do departamento onde estou agora. Rodeado de garotos e garotas boa-pinta, a maioria com idade abaixo dos trinta do primeiro tempo.

Nessa nova estada no jornal, os cabelos disseram adeus, o vestuário adquiriu alguma sobriedade com camisas de cores únicas e escuras - único jeito de desviar a atenção para os quilos em excesso, todos alojados na barriga, infelizmente.

Não vou aqui falar o que fiz nesses vinte anos como cartunista, ilustrador, caricaturista, designer, professor de artes para crianças e adultos, editor e redator de jornais de humor, animador de internet... bem, agora é tarde, já falei.

Ter feito todas as coisas acima me deu, além dos inevitáveis trocados para a sobrevivência na selva, uma pá de gente interessante e amiga para o meu dia a dia profissional.

No fim das contas, é isso que importa em qualquer carreira: conhecer homens e mulheres de talento, sejam colegas de ofício ou não. Não há rede virtual que substitua o prazer dessa convivência ao vivo.

Aos que sempre batem cartão por aqui, um pedido: ergam seus brindes por mim. E com o perdão da rima infame... tim-tim!

11 de jan. de 2011

7 de jan. de 2011

Charges de janeiro

Seguem mais duas charges para o Jornal de Piracicaba.





5 de jan. de 2011

Charges de férias

Neste mês, estarei fazendo charges para o Jornal de Piracicaba.
Seguem duas delas abaixo.




3 de jan. de 2011

Niver no rádio

Mesmo sendo canhoto, comecei o ano com o pé direito.

No primeiro dia útil de 2011, dia do meu aniversário, participei do Onda Cidade, programa de notícias apresentado por Lilian Geraldini, na rádio Onda Livre AM, de Piracicaba.

Na entrevista, falamos das atividades humorísticas do dono deste blog: caricaturas ao vivo, premiações em concursos, crônicas, essas coisas.

Falei também dos meus inacreditáveis vinte anos de carreira, comemorados em janeiro de 2011.

Valeu pela entrevista, Lilian, foi um presentão de aniversário. E um bom Ano Novo a todos os leitores deste espaço!